Série Projeto IEAT: Grupo de Pesquisa sobre Ensino Superior da Faculdade de Educação da UFMG

Continuando a série sobre os Grupos que participam do Projeto guarda-chuva do IEAT, hoje será mostrado o Grupo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Coordenado pelo Professor Doutor Cláudio Nogueira, o objetivo do grupo é discutir a educação superior sob a ótica sociológica.

Dessa forma, o Grupo entende que estudar a população de egressos deve estar alinhada a uma análise de perfil dos ingressantes, levando em conta as mudanças do curso e de evasão que surgem ao longo das trajetórias estudantis. Concretamente, o grupo estuda as desigualdades sociais no acesso à educação superior, o uso social dos diplomas, os fatores para a permanência dos alunos na Universidade, assim como os motivos para a sua evasão. 

A equipe é composta por professores de Sociologia da FaE/UFMG, alunos da pós-graduação em Educação, estudantes de Iniciação Científica, entre outros membros que possuem interesse na temática do Ensino Superior. As atividades do Grupo de Pesquisa advém de um projeto integrado desenvolvido por eles e financiado pela FAPEMIG, que buscou saber a influência do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e da Lei de Cotas no processo de escolha dos cursos superiores da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A partir do banco de dados construído, foram concluídas duas teses de doutorado relacionadas diretamente com o projeto integrado de pesquisa.

Ainda sobre as atividades do Grupo de Pesquisa, hoje são desenvolvidas quatro outras teses de doutorado, a saber: a. sobre evasão na UFMG; b. sobre desigualdades de desempenho na disciplina de Cálculo; c. sobre o acesso ao ensino superior dos egressos do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC/UFMG); d. sobre a escolha dos cursos, trajetórias no ensino superior e perspectivas de futuro de alunos dos cursos de licenciatura da UFMG.

Comentários