Estudo feito no ALUMNI pretende analisar os destinos profissionais de doutores em Psicologia da UFMG

O  trabalho de pesquisa de Laurent Charles, mestrando em Psicologia (UFMG) e membro do grupo ALUMNI, propõe investigar a atuação profissional dos egressos de doutorado em Psicologia da UFMG. São problemas de pesquisa identificar o perfil dos doutores em Psicologia da UFMG e entender como se dá a inserção deles no mercado de trabalho após a formação.

Compreendendo que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem se interessado na atuação profissional dos egressos como forma de avaliação dos programas de pós-graduação para mensurar a qualidade da formação e preparo dos egressos para o mercado de trabalho, a pesquisa de Laurent vai ao encontro dos movimentos da CAPES e das necessidades que os programas de pós-graduação terão que se haver daqui em diante.

Utilizando a Análise Documental e a Análise de Conteúdo, Laurent pretende investigar as informações contidas principalmente nos documentos disponibilizados pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG e nos currículos encontrados na plataforma Lattes. Dessa forma, ele poderá compreender a formação acadêmica e a trajetória profissional dos egressos do doutorado em psicologia.

Comentários