Pesquisa do Unicef mostra que um terço dos jovens ouvidos não acredita que sua formação oferece as habilidades na conquista do emprego
Quarenta mil jovens, em mais de 150 países, participaram de uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os resultados mostraram que a educação atual não prepara os jovens suficientemente bem no desenvolvimento das habilidades necessárias para a inserção profissional. Dentre as habilidades que os participantes desejam desenvolver para conseguir emprego na próxima década, estão inclusas Liderança (22%), Pensamento analítico e Inovação (19%) e Processamento de dados e informação (16%). Ademais, 31% dos respondentes da pesquisa afirmaram que os programas de treinamento que lhe são oferecidos não correspondem às suas aspirações de carreira, e os empregos que procuram não se encontram em suas comunidades, de acordo com 39% dos pesquisados.
Esses dados reforçam a necessidade de articular o ensino com as demandas que emergem do mercado de trabalho. Qualificar as pessoas para economia digital parece, então, ser essencial para o enfrentamento dos desafios que estão por vir. E, de acordo com Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, “os jovens estão nos dizendo que desejam que as habilidades digitais e transferíveis sejam bem-sucedidas no local de trabalho do futuro”. Portanto, se faz urgente que o Ensino avance para fomentar tais habilidades, necessárias na lida do trabalho com a tecnologia, que exigem cada vez mais capacidade analítica e trabalho integrado.
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Nota: A pesquisa mencionada acima foi realizada em Fevereiro de 2020, pelo Unicef, através da plataforma digital U-Report. Participaram da pesquisa 40 mil jovens de 150 países, sendo que a Índia (53%) e a África do Sul (26%) tiveram maior número de respondentes. Os dados dessa pesquisa são representativos das informações fornecidas pelos entrevistados, não são estatisticamente ponderados e não devem ser extrapolados para populações globais ou de países. É possível ver mais informações aqui.
Esses dados reforçam a necessidade de articular o ensino com as demandas que emergem do mercado de trabalho. Qualificar as pessoas para economia digital parece, então, ser essencial para o enfrentamento dos desafios que estão por vir. E, de acordo com Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, “os jovens estão nos dizendo que desejam que as habilidades digitais e transferíveis sejam bem-sucedidas no local de trabalho do futuro”. Portanto, se faz urgente que o Ensino avance para fomentar tais habilidades, necessárias na lida do trabalho com a tecnologia, que exigem cada vez mais capacidade analítica e trabalho integrado.
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Nota: A pesquisa mencionada acima foi realizada em Fevereiro de 2020, pelo Unicef, através da plataforma digital U-Report. Participaram da pesquisa 40 mil jovens de 150 países, sendo que a Índia (53%) e a África do Sul (26%) tiveram maior número de respondentes. Os dados dessa pesquisa são representativos das informações fornecidas pelos entrevistados, não são estatisticamente ponderados e não devem ser extrapolados para populações globais ou de países. É possível ver mais informações aqui.
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