Pesquisas Alumni 2020: Dimensões sociais e subjetivas dos egressos em inserção profissional

A partir de hoje serão lançados alguns posts na série “Pesquisas Alumni 2020”, para que se possa tornar público os estudos que foram contemplados para serem desenvolvidos dentro do Grupo de Pesquisa Alumni. Os projetos de pesquisa foram brevemente expostos durante a Jornada Alumni 2019, evento que fechou o último semestre do Grupo, momento também em que se teve a oportunidade de mostrar os novos participantes de pesquisa. Como primeira publicação desta série, será identificada a pesquisa proposta por Fabrício.

Fabrício Bueno, Psicólogo e Mestre em Educação pela UFSJ, entrou para o Grupo de Pesquisa Alumni em 2020, interessado em analisar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos egressos em Psicologia. No seu projeto de Doutorado, ele procurará dar enfoque nas dimensões sociais e subjetivas envolvidas no processo de transição da graduação para a vida profissional. Para isso, ao longo da pesquisa, Fabrício irá levantar dados sociodemográficos dos egressos de Psicologia de pelo menos duas universidades, tal e qual procurará saber das características da escolarização pré-universitária e as condições de estudo no decorrer da graduação.

A partir desses dados, ele espera traçar um paralelo entre os aspectos supracitados e a trajetória acadêmica e profissional destes egressos, identificando as questões subjetivas e os desafios que circundam a inserção profissional, bem como as estratégias encontradas para entrarem no mercado de trabalho.

Paralelamente, também é interesse de Fabrício discutir sobre a formação dos psicólogos no Brasil, no sentido de tentar entender se as Instituições de Ensino Superior têm trabalhado com a problemática de transição entre a formação acadêmica e a atuação profissional, ou até mesmo se as informações sobre esta temática são consistentes e atualizadas, pelo menos no que diz respeito às dimensões sociais e subjetivas implicadas no processo de inserção profissional.

Comentários