Reitora da UFMG Sandra Goulart tira dúvidas de alunos quanto à volta às aulas

No dia 02 de Junho, a Reitora da UFMG, Sandra Goulart, participou de uma live no Instagram da Universidade para tirar dúvidas frequentes da comunidade acadêmica quanto às implicações da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Quando as aulas voltarão?”, “Como será o processo para alunos ingressantes e concluintes?”, “As aulas voltarão em formato remoto?”. Essa e outras dúvidas foram esclarecidas durante a conversa ao vivo com a Reitora.

De maneira geral, a UFMG está em processo de planejamento, ainda diagnosticando o nível de acesso à internet da comunidade acadêmica e as necessidades específicas locais de cada Unidade Acadêmica. Portanto nenhuma decisão será tomada agora, pois possivelmente entraria no erro de acirrar ainda mais a desigualdade que é estrutural no país, como um todo.

Em entrevista à TV UFMG, Sandra Goulart afirma que “há princípios dos quais a UFMG não prescinde. A Universidade é conhecida pela qualidade do seu ensino e pela preocupação com a inclusão. Por isso, a decisão para a retomada – quando as autoridades sanitárias afirmarem ser possível –, seja por atividades remotas, seja por atividades semipresenciais, precisa ser feita com muita responsabilidade, sem prejuízo para os estudantes que têm alguma restrição de acesso a ambientes remotos e ferramentas digitais”.

Antes de sanar as dúvidas levantadas pela comunidade acadêmica, a Reitora da UFMG faz questão de apontar que o momento em que vivemos, de desdobramentos da pandemia de Covid-19, não se trata de Educação à Distância, uma vez que esta é uma modalidade de ensino feita com minuciosa metodologia e preparação. O momento atual que a UFMG e a comunidade acadêmica terão que enfrentar é de Ensino Remoto Emergencial, alternativa possível face à impossibilidade da educação presencial ocorrer. Essa modalidade de ensino, por ser contingencial, demandará esforço e aprendizado de todas as partes da comunidade acadêmica.

Abaixo é possível conferir algumas dúvidas que Sandra Goulart tirou durante a live.

_______________

As aulas na UFMG têm data para começar?

Essa decisão não cabe à Reitora, e sim ao Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE). As aulas voltarão quando as autoridades de saúde permitirem tal feito, juntamente com o diagnóstico e planejamento do CEPE de volta às aulas sem risco social associado. A fase que a UFMG se encontra é ainda de estudo das possibilidades. É preciso primeiro conhecer as necessidades da comunidade acadêmica para então deliberar o retorno das atividades.


Por que não é possível cancelar o semestre acadêmico?

O processo de definição do calendário acadêmico é feito pelo Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE) e, de acordo com este Conselho, o calendário de aulas foi suspenso. Diversas outras ações, como defesas de Mestrado e Doutorado, pesquisas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, se mantiveram ativas mesmo com a suspensão das atividades da UFMG. Além disso, os salários dos servidores, as bolsas de pesquisa e de assistência estudantil continuam sendo pagas. Portanto, não é possível cancelar o semestre acadêmico, pois se isso ocorrer, todas as atividades vinculadas ao 2020/1 terão que ser canceladas da mesma forma. O que acontecerá é que o calendário acadêmico de 2020/1 não acompanhará o calendário civil, mas a UFMG já está se movimentando para que, quando as autoridades de saúde permitirem, haja remanejamento das atividades para num futuro próximo as aulas se realinhem ao semestre civil.


Os alunos que ingressariam na UFMG nas vagas remanescentes de 2020/1 e no semestre 2020/2 terão suas vagas asseguradas? Ainda será possível fazer reopção de curso quando as aulas voltarem?

Sim, a vaga destes alunos estão garantidas. Em momento oportuno, as instâncias próprias da UFMG comunicarão os estudantes dos procedimentos que deverão seguir para confirmação de matrícula. É preciso que os alunos ingressantes mantenham-se atentos, pois a chamada para o processo de matrícula não conciliará com o calendário civil.

Para os alunos que querem fazer reopção de curso, as instruções são as mesmas: em momento oportuno serão lançadas as novas datas e instruções para o procedimento.


Como está o funcionamento das bibliotecas da UFMG?

Atualmente, as bibliotecas estão fechadas. No entanto, a UFMG está estudando a possibilidade de aumentar o acervo de materiais online e a disponibilização de excertos de livros para acesso remoto


A UFMG está tomando alguma providência para melhorar a internet nas Moradias Estudantis?

A UFMG já está em fase de pleitear recursos no Ministério da Educação (MEC) para atender a demanda de internet, para dar o suporte necessário inclusive para o ensino online emergencial.


_______________

As lives feitas no Instagram @ufmg são transmitidas no canal da Universidade no YouTube, com tradução em Libras. Para ver, essa live e outros vídeos, acesse aqui: YouTube - UFMG.

Comentários