Palestra sobre o mercado de trabalho no cenário do COVID-19

 


A terceira palestra do evento realizado pelo Programa de Orientação Profissional - POP/UFMG em parceria com a Secretaria de Cultura de Andrelândia - MG teve como tema “O mercado de trabalho no cenário da COVID-19”. Participaram novamente os estudantes de graduação em Psicologia da UFMG, Daniel Ribeiro e Carolina Meirelles, com participação da professora Delba Barros da UFMG. 

Os palestrantes começaram falando sobre os eventuais impactos que a pandemia da COVID-19 pode acarretar na economia, expondo que o Fundo Monetário Internacional prevê uma recessão global em 2020, com recuperação rápida a partir de 2021. Também ressaltaram que, apesar disso, alguns mercados permaneceram aquecidos e contratando, como os de:


  • e-commerce (comércio virtual);

  • Logística;

  • serviços de streaming;

  • delivery de comidas e suprimentos;

  • laboratórios farmacêuticos;

  • indústrias de equipamentos e acessórios hospitalares, produtos de higiene e proteção;

  • jogos eletrônicos;

  • supermercados e farmácia;

  • call center;

  • Indústria de materiais de limpeza e itens de alimentação.

Portanto, recomendou-se que as pessoas busquem empregos nesses mercados, ainda que não estejam diretamente relacionados às suas áreas de formação, pois a tendência é que mesmo com o fim da pandemia eles permaneçam aquecidos devido às mudanças no comportamento dos consumidores geradas pela crise.


Outro ponto levantado foi sobre a necessidade de constante atualização profissional. A pandemia da COVID-19 antecipou importantes mudanças que estavam previstas apenas para os próximos anos. É possível que, a partir de agora, algumas profissões mudem radicalmente ou deixem de existir por conta dos avanços tecnológicos. Por isso, novas habilidades serão necessárias para enfrentar o mercado de trabalho do futuro. Sobre a possibilidade de extinção de algumas carreiras, indicou-se a consulta ao site https://willrobotstakemyjob.com/, desenvolvido a partir de um estudo realizado na Universidade de Oxford, Inglaterra, mostrando as diversas probabilidades de algumas profissões serem substituídas por robôs ou inteligência artificial.


Ao final da palestra, os estudantes listaram as profissões que podem vir a se tornar comuns nos próximos anos, todas relacionadas ao processamento de informações, segurança virtual e desenvolvimento de tecnologia, e apontaram que talvez o futuro não esteja tão distante como se imaginava, sendo fundamental encontrar caminhos para se adaptar à realidade que se encontra diante de nós.


No debate de encerramento, a professora Delba Barros trouxe relevantes contribuições, citando que a atual crise é uma oportunidade de se reinventar e procurar novas formas de atuação profissional. Carolina Meirelles destacou que a vida exige permanente ajustamento à realidade, sendo preciso criatividade e perseverança para enfrentar os desafios. Daniel Ribeiro apontou que há exemplos de várias tecnologias que causaram medo no início, mas logo se integraram ao cotidiano, como carros e aviões. Por fim, Guilherme Rezende Landim, secretário de cultura de Andrelândia, falou sobre a importância de investir em novas ideias.


Para assistir às palestras oferecidas pelo POP-UFMG em parceria com a Secretaria de Cultura de Andrelândia, acesse a página da SECULT Andrelândia no Youtube: https://bityli.com/Ox8Iy.


Comentários