As dificuldades do período de transição do ensino médio para o ensino superior

 A entrada do estudante de ensino médio para o ensino superior no meio acadêmico é um grande desafio para muitos jovens e adultos. A configuração dos dois sistemas são diferentes e requer ao estudante se adaptar ao novo sistema de ensino superior. Geralmente as atividades curriculares do ensino médio são menos sequenciadas e possuem menor conteúdo, os horários são mais flexíveis, a interação discente e docente mais distante, além disso o nível de complexidade da relação interpessoal é menor. No entanto, no ensino superior a exigência  demandada é mais trabalhadora. É preciso uma boa autonomia e maturidade para que tenha uma boa adaptação e sucesso em relação ao desempenho acadêmico e manter um equilíbrio emocional. Esse momento de grande desafio de adaptação segundo Adriana Benevides Soares e outros grandes autores é um momento de desenvolvimento psicossocial, onde o estudante firma ou procura encontrar sua identidade, desenvolve autonomia, se apoia sobre seus valores e constrói uma perspectiva de carreira, etc.


Fora da questão de adaptação ao sistema de ensino superior, as expectativas do estudante ingressante premeditadas sobre sua vida anterior e seu projeto de futuro influenciam sua capacidade de adaptação, motivação e persistência para atingir seu objetivo final, o sucesso acadêmico, uma carreira bem sucedida entre outras. A criação das expectativas e possibilidades de realizá-las são influenciadas pela condição socioeconômica do aluno ingressante, pelos fatores familiares e educacionais que se encontra, além da estrutura da instituição de ensino superior  que faz parte. A vivência acadêmica do ingressante nesta instituição influencia muito também, no sentido de recursos e serviços que a instituição pode oferecer para maximizar sua capacidade pessoal independente de sua motivação, expectativas e classe social. Por meio de projetos de integração de ensino estudantil, de auxílio e apoio estudantil para atender as diversidades e complexidades das vivências dos estudantes.  



Para ler mais sobre o assunto, segue o seguinte link:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006&lang=en


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