CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO

 A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é o documento normalizador que intitula, identifica, codifica e descreve todas as ocupações exercidas pelos trabalhadores no mercado de trabalho, seja formais e informais, que são reconhecidas pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). Essas ocupações englobam diversos setores de atividade tanto públicos quanto privados.  O CBO foi criado na época de 1970 por meio de um convênio firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A CBO Houve sua primeira grande publicação em 1982 e com tempo ela subiu algumas atualizações ao curso das décadas. A primeira atualização foi em 1994 e a segunda,  a vigente atualmente a CBO- 2002. Nesta classificação ocupacional, o sistema de trabalho agrupa os componentes de tecnologia, organização de trabalho e qualificação, devido às mudanças de estrutura da sociedade que provoca a desestabilização do sistema de trabalho entre outras.


As ocupações na CBO são organizadas em agrupamentos, formando famílias e grupo ocupacional de acordo com a situação do emprego e similaridade existente entre estas últimas. Essa classificação é feita de maneira hierárquica desta seguinte forma: Grande grupo, Subgrupo Principal, Subgrupo, Grupo de base ou Família ocupacional e Ocupação.  Isto permite que duas funções sejam realizadas com eficiência. A função enumerativa da classificação e  descritiva da classificação. Por exemplo:


  • 2              PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES (Grande grupo)

  • 25            Profissionais das ciências sociais e humanas (Subgrupo principal)

  • 251          Cientistas sociais,  psicólogos e afins (Subgrupo)

  • 2515        Psicólogos e psicanalistas (Família ocupacional)

  • 2515-30   Psicólogo social (Ocupação)

  • 2515-10   Psicólogo clínico (Ocupação)

  • 2515-40   Psicólogo do trabalho (Ocupação)



Para ler mais sobre, verifique o livro INTERVENÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL, Orientação Profissional: teoria e técnica, v.2, Delba Teixeira  Rodrigues Barros, Vector-editora psico-pedagogia.ltda. Capítulo 1, A Classificação Brasileira de Ocupação como ferramenta de trabalho do orientador profissional, Deisi Deffune. 


Os bancos de dados da CBO podem ser consultados no seguinte link: 

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf 


Comentários