Reaplicação do Enem: estratégias para resolução de problemas causados pela pandemia de Covid-19 durante o exame

 Devido a pandemia de covid-19 o Enem do ano 2020 está sendo uma experiência inesperada e fora do comum para todos os candidatos, até para o Ministério de Educação, pois as expectativas dos resultados esperados não foram obtidas. Ninguém esperava que o Enem Impresso teria registrado um recorde de mais de 51,5% de abstenção e muitos problemas de saúde e logísticas em várias unidades de aplicação de provas dentre as 104 cidades de aplicação espalhado no país todo, que exigiu reaplicação da prova para os prejudicados e os ausentes. Em alguns estados e cidades tiveram dias específicos para aplicação da prova do Enem no calendário devido a pandemia tinham que adiar a data da prova, como é o caso para os participantes do estado do Amazonas. 


Em relação ao Enem digital, em sua grande primeira aplicação este ano, segue a mesma tendência do Enem impresso. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 68% dos participantes não compareceram para a aplicação da prova no primeiro dia da prova, que é mais de 58 mil dos 93 mil participantes inscritos. Enquanto o resto 32% que foram para aplicação da prova a maioria se deparam com problemas no sistema no servidor do Enem, atraso para a liberação da prova no sistema entre outros que resultou também em uma reposição de prova para todos os  candidatos prejudicados. Tendo essa falha no sistema durante o primeiro dia da prova, a alternativa que o MEC apresentou para os participantes era a seguinte: Os candidatos prejudicados podem optar entre realizar a  prova do segundo dia e solicitar apenas reaplicação a prova do primeiro dia ou não realizar a prova de segundo dia e solicitar a reposição dos dois dias de prova. Como já deve saber a solicitação da reaplicação de prova é feita no seu sistema e há um prazo determinado para isto. O prazo de solicitação dos participantes prejudicados do Enem impresso já terminou e para o Enem digital iniciou dia 8 de fevereiro e vai até o dia 12 de fevereiro.  


O calendário do Enem no momento seguinte está agendado para os dias 23 e 24 de fevereiro, quando será aplicada uma versão impressa do Enem de forma a incluir os candidatos prejudicados na versão do Enem impresso e digital anterior para realizar a reposição das provas e aplicação do exame para os que ainda não tomaram parte por diferentes razões. Quer dizer às pessoas privadas de liberdade, candidatos que estavam com sintoma de Covid-19 em janeiro, participantes cujos  locais ou cidades foram adiadas na participação do exame, etc. 


Para ler mais acessa: 

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/primeira-aplicacao-do-enem-digital-tem-abstencao-de-68-dos-participantes,52c06e44daaee7e0f82876668bac7adaqs7op1nn.html


https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2021/01/enem-sera-em-fevereiro-nas-cidades-que-decidirem-adiar-diz-inep_124858.php


https://www.atribunarj.com.br/termina-hoje-aplicacao-do-enem-digital/

 


Comentários