UFMG oferece 77 vagas em curso de graduação para imigrantes e refugiados

 As políticas migratórias no Brasil há décadas têm recebido em grande porção população proveniente de vários continentes e países como Angola, Síria, Colômbia, Haiti entre outros países. Este ano, cerca de 79,5 milhões de pessoas no mundo inteiro foram obrigadas a se deslocar por diversas razões: Questões políticas, perseguições, econômicas, conflitos, violação de direitos humanos, etc. Os processos de regulamentações de documentos, integração cultural, idioma e estabelecimento no mercado de trabalho têm sido uma grande barreira para essa população que poucos conseguem superar. Em 2003 a Agência da ONU para Imigrante (ACNUR) em cooperação com centros universitários brasileiros e com o Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) criaram a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Atualmente mais de 20 instituições de ensino superior fazem parte da cátedra com o objetivo de fortalecer os mecanismos de proteção e procurar soluções para os problemas que enfrentam as pessoas em situações de refúgio no Brasil. 


A inclusão no ensino superior é um dos focos do CSVM e a Universidade Federal de Minas Gerais passou a fazer parte em setembro de 2020. No entanto, a UFMG se encontra como uma das pioneiras em oferecer vagas de graduação para refugiados desde 2004. Dentro da perspectiva dessa política, a UFMG pela primeira vez abriu um edital esse janeiro de 2021 oferecendo 77 vagas para imigrantes e refugiados. Destas, uma para cada curso da instituição, sendo 71 são do campus Pampulha e 6 em Montes Claros. As informações sobre a candidatura das vagas, inscrição e processo seletivo se encontram no edital. É necessário que leiam com muita atenção o conteúdo do edital, respeitem e acompanhem o cronograma do processo seletivo. Informamos que as inscrições são gratuitas e vão até dia 25 de fevereiro às 17 horas (horário de Brasília). Os candidatos devem comprovar grau de escolaridade equivalente ao ensino médio e o critério de classificação do processo seletivo será realizado de acordo com as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) pelos últimos 5 anos, ou seja, desde 2016 até 2020. A Pró-Reitoria de Graduação informa que poderá exigir realização de aula de portugues como condição de ingresso  ou permanência. Por último, os candidatos selecionados receberão tratamento de direito e deveres de todos os alunos da UFMG.


Para ter acesso ao edital acesse:

https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2021/EDITAL_REFUGIADOS_UFMG_2021.pdf 


Para inscrição acesse: http://www.ufmg.br/copeve 


Para mais informações acesse os links abaixo:

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/graduacao-da-ufmg-oferece-77-vagas-para-estrangeiros-em-situacao-de-vulnerabilidade 


https://youtu.be/eZbQmb-yAJM 


Comentários