Série Projeto IEAT: Pesquisa sobre egressos na UFMG


Para que se conheça um pouco mais sobre os estudos de egressos que têm sido feitos dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir de hoje serão lançados alguns posts dentro de uma série que pretende mostrar os projetos participantes sobre o tema, do qual o Grupo Alumni faz parte. Estes projetos estão vinculados à pesquisa “Por onde anda você?”, um projeto guarda-chuva, que atualmente faz parte do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG).

Para contextualizar, o IEAT promove a geração de estudos de caráter transdisciplinar na UFMG, mediante a articulação e atravessamento dos campos de conhecimento tradicionais, para facilitar a manifestação de pesquisas com abordagens atualizadas, caracterizadas pelo ineditismo, experimentalismo e transitoriedade. 

Sabendo que estudar os alunos egressos é parte importante para levantar informações sobre a (re)elaboração dos cursos, das políticas educacionais e para a avaliação das instituições, essa série pode servir de incentivo para que se tenha mais atenção ao olhar para este segmento. Como primeira parte desta série, será apresentado o grupo Alumni.




GRUPO ALUMNI


Derivado do latim, pode-se dizer que a palavra alumni significa, numa acepção romântica, “filho que é alimentado com conhecimento”, para fazer referência aos estudantes que passaram pelas instituições de ensino. O grupo tem como objetivo desenvolver estudos sobre os egressos dos Programas de Graduação e de Pós-Graduação da UFMG, bem como alimentar pesquisas psicossociais sobre as carreiras profissionais e acadêmicas deste público.

Coordenado pelo Professor Doutor Sérgio Cirino, o grupo Alumni tem atualmente três pesquisas em andamento, sendo duas teses e uma dissertação, além de outro estudo que foi recentemente defendido. São elas, em ordem:  a) Trajetórias de pesquisadoras egressas do doutorado; b) Egressos negros da pós-graduação; c) Atuação profissional de egressos de programas de doutorado; e d) Rede de colaboração científica em artigos publicados por egressos de programas de doutorado.

Comentários