Pesquisas Alumni 2020: Genealogia acadêmica da relação orientador-orientando na Psicologia/UFMG

Dando continuidade à série das pesquisas que começaram seu desenvolvimento em 2020, hoje será exposto o estudo de doutoramento da Clarice Batista. A pesquisadora que é biblioteconomista (UFMG) e mestra em Psicologia (UFMG) já fazia parte do grupo, ocasião em que defendeu sua dissertação de Mestrado, produzindo um diagnóstico da rede de colaboração entre docentes e egressos do PPG em Psicologia/UFMG. Inclusive, os resultados de sua pesquisa foram documentados aqui no blog, veja aqui!
Agora, para a sua tese de Doutorado, Clarice pretende estudar a relação orientador-orientando na Psicologia/UFMG, por meio da Genealogia Acadêmica. Esta é uma ciência que estuda a história dos grupos interrelacionados, considerando que é da natureza humana saber das suas origens e se reconhecer na história a partir dos vínculos que se formam, sejam eles familiares ou por outros tipos sociais, como em contextos acadêmicos e científicos, no caso deste projeto de pesquisa.
Para auxiliar nessa tarefa, Clarice fará uso da Análise de Redes Sociais, método que permite concentrar em redes as representações dos indivíduos e dos relacionamentos que eles mantêm/mantiveram. De fato, recontar a história a partir dos laços de orientação que se formam entre pesquisadores ajuda a entender como foram criados os alicerces que permeiam a nossa ciência e a sociedade em geral e este é um dos objetivos que Clarice pretende alcançar em seu Doutorado.

Comentários